segunda-feira, 20 de agosto de 2012

IDÉIAS - Meio Ambiente

A prefeitura deve buscar um desenvolvimento sustentado, que não sacrifique às fontes de recursos naturais a disposição do município, e permita o gozo destes recursos naturais de forma benéfica pelo cidadão e para a sociedade como um todo.

· Criar uma Assessoria de Meio Ambiente que formulará as diretrizes ambientais que serão passadas a todas as outras secretarias.

· Programa NOSSA ÁGUA incentivando o reaproveitamento da água da chuva com caixa de coleta em construções com metragens definidas como superior e em edifícios públicos. As praças também terão essas caixas de coleta.

· Programa ENERGIA DA NATUREZA incentivando a utilização de energia solar, eólica e energias alternativas em residências, indústrias e imóveis públicos e na iluminação pública.

· Fiscalização intensa, em parques e áreas próximas a recursos naturais ambientais.

· Educação ecológica nas escolas, associações de moradores e distritos.

· Manutenção e melhoramentos nos parques ecológicos já criados, praças e núcleos de preservação ambiental com instalações destinadas à divulgação da consciência ecológica e ao lazer.

· Criar uma política de saneamento básico, com instruções sobre o tratamento de água, conservação dos poços naturais, através da ARAS que terá uma reestruturação para que seja ativa e não apenas um cabide de emprego. Atacar de frente o problema dos esgotos a céu aberto. Trabalhar para que a cidade possa coletar e tratar 100% do esgoto domiciliar, mediante cronograma plurianual de investimentos.

· Atrair organizações não governamentais para atuarem em conjunto com o município na preservação do meio ambiente, e apoiar através de parcerias as existentes no município.

· Reformular o serviço de limpeza pública, inclusive com a reciclagem do lixo através de uma usina pública de reciclagem com implantação progressiva e parceria com as forças comunitárias, com implementação gradativa, da campanha de reciclagem de lixo.

· Recuperar matas ciliares e proteger o sistema hídrico e mananciais de abastecimento.

· Regionalizar a coleta de lixo, dentro das 5 micro-cidades que serão criadas (Oficinas, Uvaranas, Baraúna, Nova Rússia, Ronda).

· Programa VERDINHA onde uma moeda verde será criada para pagar aqueles que coletarem lixo para ser entregue em pontos de recebimento por toda cidade. A moeda servirá para compra de alimentos e remédios no armazém e farmácia da família.

· Criação do Programa BRIGADA ECOLÓGICA para realizar permanentes campanhas educativas pela limpeza da cidade, reunindo pessoas desempregadas e pessoas carentes, para limpeza de arroios, rios, vales, parques, praças que serão pagas com a VERDINHA.

· Materiais de construção ecológicos, como tijolo, esquadrias, telhas, etc. nos Núcleos da Prolar priorizando construções de casas ecológicas.

· Institucionalização do Memorial do Verde para as futuras gerações.

· Retirar todas as famílias das áreas de risco com cronograma plurianual de investimentos;

· Proibir a captação de águas subterrâneas, proibindo a perfuração de poços artesianos;

· Dar cumprimento à legislação estadual 12.493/99 que determina a devolução aos fabricantes dos resíduos sólidos que geram, promovendo campanhas de esclarecimentos ao público da destinação correta dos resíduos sólidos domiciliares;

· Adotar  práticas de compostagem dos resíduos domiciliares urbanos nos termos da lei  federal 11.445/07;

· Estudar a criação de ciclovias nas vias de circulação de veículos, favorecendo este tipo de transporte individual;

· Promover a fiscalização e a recuperação dos fundos de vale, bem como a recuperação de áreas degradadas;

· Junto à concessionária de transporte coletivo, efetuar parceria para a mudança do combustível dos ônibus urbanos para a utilização de um combustível mais limpo como o biodiesel, álcool ou elétrico;

· Promover a despoluição dos rios da cidade com cronograma físico-financeiro;

· Criar e manter as zonas residenciais com critérios rígidos contra a poluição sonora;

· Promover a arborização de ruas de Ponta Grossa com espécies nativas, com cronograma plurianual de investimentos;

· Dar cumprimento a legislação que determina a instalação de hidrômetros individuais em todas as residências;

· Licenciar as antenas para telefonia celular não permitindo sua localização próxima a áreas de escolas, hospitais, dentro de ambientes fechados tais como “Shopping Centers”;

· Obrigar a manter nos novos loteamentos 20% de área verde; cumprir as determinações do Código Florestal na área urbana;

· Fiscalizar e manter a Programação de castração de pequenos animais, proibindo-se a morte desses no canil municipal, excepcionando-se os casos especiais, com a adoção de campanhas de posse responsável;

· Implementar a gestão ambiental e em conjunto com as Associações  Ambientalistas, com cronograma plurianual de investimentos;

· Promover a recuperação das áreas de preservação permanente;

· Efetivar a conservação dos recursos hídricos com vistas à disponibilidade de água;

· Promover a prevenção e atenuação das inundações urbanas e de seus efeitos;

· Realizar a implementação da política de educação ambiental;

· Rever o sistema de licenciamento de atividades  potencialmente poluidoras;

· Fazer campanhas de incentivo ao uso do transporte coletivo em detrimento do automóvel;

· Incrementar a inserção social dos carrinheiros  na coleta do lixo reciclável;

· Incentivar e apoiar as cooperativas de lixo reciclável;

· Indicar o Ministério Público para fazer parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente;

· Elaborar o plano de recursos hídricos com horizonte de 5 anos;

· Uma política ambiental baseada no Protocolo de Quioto com incentivo a utilização do Crédito de Carbono (o preço da tonelada de carbono que em 2001 era de US$ 2 pode estar situada em mais de US$ 15 hoje, o que viabiliza a realização de projetos de resgate de carbono da atmosfera, denominados Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL).

Busca dos recursos através do Banco Mundial para aplicação de projetos de redução de emissão de gases.

http://lauropadilha.blogspot.com.br/2012/08/ideias-meio-ambiente.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...