sábado, 5 de maio de 2012

Sincero

Segundo o Dicionário Universal da Língua Portuguesa, a palavra sincero vem do latim sinceru, (puro) e quer dizer “verdadeiro; que diz francamente o que sente; em que não há disfarce ou malícia; leal; simples.”

sinceridade Existe mais de uma versão sobre a origem da palavra “sincero”.

A mais interessante é esta: na Roma antiga, escultores desonestos ocultavam com cera as imperfeições de suas estátuas de mármore. Na hora, o comprador não percebia as falhas. Mas depois de um tempo as imperfeições vinham à tona e se descobria que era uma escultura "cum cera".

Sabedores dessa fraude, os escultores honestos faziam questão de ressaltar que suas estátuas eram "sine cera", ou seja, verdadeiras, autênticas, honestas.


A outra é parecida e diz que palavra "sincero" foi inventada pelos mesmos romanos que também fabricavam certos vasos de uma cera especial. Essa cera era, às vezes, tão pura e perfeita que os vasos se tornavam transparentes. Em alguns casos, chegava-se a se distinguir um objeto - um colar, uma pulseira ou um dado - que estivesse colocado no interior do vaso.

Para o vaso assim, fino e límpido, dizia o romano vaidoso: “- Como é lindo! Parece até que não tem cera!”. "Sine cera" queria dizer "sem cera", uma qualidade de vaso perfeito, finíssimo, delicado, que deixava ver através de suas paredes e da antiga cerâmica romana.


O vocábulo passou a ter um significado muito mais elevado.

SINCERO, é aquele que é franco, leal, verdadeiro, que não oculta, que não usa disfarces, malícias ou dissimulações. O sincero, à semelhança do vaso, deixa ver através de suas palavras os nobres sentimentos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...