quinta-feira, 14 de abril de 2011

Sua majestade, o gato!

Há mais de cinco mil anos os gatos fazem parte da nossa vida, não somente como companhia, mas também em roupas, objetos e tudo mais que faz parte do nosso dia-a-dia

tumblr_lj7jfjq2ct1qzg49po1_500 Você deve ter percebido por aí, o quanto é comum encontrarmos peças de vestuário, objetos de decoração e outros utensílios, estampados com gatos em suas mais variadas formas, cores e poses. Tendências vêm e vão, mas ele continua lá, sempre na moda. Mas por que esse animal é tão preferido por pessoas no mundo todo, que usam e abusam da imagem do gato em suas roupas e acessórios? Essa afeição do ser humano por felinos já existe há muito tempo, e nós vamos contar um pouco dessa história para vocês.
Gatos têm uma personalidade introspectiva e misteriosa. Também são discretos e diferem em muitas coisas dos fiéis cachorros. Gatos são leais à sua maneira, seguem o dono à distância, cuidam da sua própria vida e arrumam tempo para fazer tudo o que gostam: caçar, brincar, dormir suas 16 horas de sono, tomar sol, e claro, pedir atenção e carinho para o seu companheiro. Sim, companheiro, porque ao contrário do cão, o gato não nos vê como líder, mas cria uma relação de parceria e companheirismo. É muito comum os seres humanos desenvolver uma forte ligação com esses bichanos, algo que acontece há vários séculos e envolve uma série de fatos e histórias místicas.
11 gato
O gato no passado
Os gatos sempre foram amados e odiados, e em outras épocas, adorado. No Egito Antigo, os gatos eram seres sagrados e foram domesticados pela primeira vez. Os faraós criavam leis para a proteção dos felinos, considerando crime matar ou magoar um gato, mesmo que por acidente. Uma dessas leis proibia sua exportação, o que fez com que os gatos se espalhassem pelo mundo só dois mil anos depois, infiltrados em barcos. Quando morriam, a casa toda se rendia ao luto e lamentava muito a sua morte. Eram embalsamados, ganhavam estátuas em sua homenagem e enterrados em lugares especiais.
2 egito
1 egito bastet

Bastet, deusa egípcia que possui cabeça de gato e corpo humano

A vasta lista de superstições com relação ao gato começa com os marinheiros, que viajavam ao redor do mundo acompanhados da presença dos gatos em seus barcos, alegando que eles eram capazes de prever o mau tempo e que também davam sorte. Além destas, muitas outras superstições foram atribuídas aos gatos e percorreram até os lares da Inglaterra no século 16. Os ingleses foram muito apegados aos gatos, assim como os egípcios, tanto que quem visitasse um lar inglês nesta época, deveria beijar o gato da família pra adquirir sorte.
Os gatos passaram de deuses a demônios em um estalar de dedos. Quando o cristianismo se implantou na Idade Média, bastou o Papa Gregório XI anunciar o seu ódio e horror aos felinos, definindo-os como seres diabólicos, que imediatamente a Igreja Católica começou um grande massacre que ficou na história, exterminando e queimando muitos gatos juntamente com as mulheres rotuladas como bruxas, que eram condenadas e queimadas vivas. Essa parte da história não vale a pena ser lembrada, mas infelizmente ocorreu outro episódio parecido no século 17, lá pelo ano de 1692, na “Caça às Bruxas de Salém”, onde foram novamente perseguidos.
O gato nos dias de hoje
Depois de muitas fases ruins, o gato voltou a ser querido, amado e viver para sua verdadeira função de caçar, brincar e ganhar carinho. Não como deus ou como diabo, mas como companheiro. Estima-se que hoje existam mais gatos do que cães domésticos, pelo menos nos Estados Unidos, que chegam a 65 milhões. Pelo mundo, se encontram mais de 40 espécies e raças diferentes. Na rua, vivem em média até três anos, mas se forem bem cuidados chegam aos 16 com a maior facilidade.
7 gato
Cinco mil anos depois, os gatos voltam do jeito que eram retratados no Egito: não somente em anéis e colares, mas em estampas de camisetas, canecas de café, tapetes e tudo mais que você possa imaginar, inclusive bonecas com cabeça de gato, super elegantes. Muitos também fazem tatuagens, deixando a marca felina gravada para sempre na pele. A Loja Intóxica também investiu na idéia e criou estampas inspiradas nesses seres mágicos, adaptando-os com a temática de zumbis, que, modéstia à parte, nosso gato-zumbi ficou bem legal!
12 intox
3 produtos
10 boneca
4 tattoo


Alguns famosos também têm paixão por gatos, como a cantora Katy Perry, que diz se identificar muito com eles. “Sou obcecada por gatos. Estou tentando tornar legal aquela personalidade de mulher-gato. Quero que seja chique! Os gatos são naquela onda do ‘Tens de ganhar o meu amor’. E eu me identifico com isso”, disse ela em uma entrevista para a revista More. Katy tem três gatos em casa, não dispensa roupas e acessórios com temática felina, e ainda leva essa paixão para os palcos, na decoração e na performance . Ela também lançou um perfume, chamado Purr, e o vidro é em forma de um gato.
6 katy perry
5 katy perry
Outras celebridades também tinham uma grande afinidade com os gatos, como Kurt Cobain e John Lennon.
8 gato
9 gatos

Maria Lenke

Retirado do Site Mundo Intóxica

http://mundointoxica.com.br/materia/547/Sua+majestade,+o+gato!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...