quarta-feira, 25 de agosto de 2010

"Drainspotting 'no Japão: a arte vinda de baixo

 

Tampas de bueiro revelam a arte urbana do Japão, no chão.

drainspotting Outono em projetos Makino Takashima Cidade, Prefeitura de Shiga.

http://www.cnngo.com/tokyo/visit/drainspotting-japan-lowest-form-art-678900

No Japão, o devido cuidado e atenção é dado a cada elemento do desenho urbano - o humilde bueiro não é excepção. O artista e fotógrafo Remo Camerota ficou tão encantado com a arte na rua, que ele resolveu documentá-los em seu livro "Drainspotting".

Quando viajar para um país novo, a pessoa tende a olhar para cima para ver a arquitetura da cidade e outras maravilhas. As pessoas em geral esquecem de olhar para baixo. Mas quando você faz isso no Japão, surpreende-se e delicia-se com uma variedade de ornamentos coloridos em forma de tampas de manutenção de esgoto, tampas de buracos contra incêndio, gás e eletricidade.

drainspotting

Toyosato Cidade, Prefeitura de Shiga.

As tampas de bueiro japoneses,  vêm em uma variedade de modelos dependendo da localidade, tipo de utilização e estilo do fabricante e tem capturado a imaginação de um número crescente de "colecionadores" ao redor do mundo.

Remo Camerota primeiro chamou a atenção da CNNGo com sua documentação de graffiti japonês. Agora, ele diz: "Eu vejo o tema de uma forma mais conservadora da arte urbana, ainda que de vanguarda e estranho em sua própria natureza da cultura pop japonesa."

"Bueiro no Japão normalmente inclue um símbolo específico do bairro ou da cidade como parte do projeto global. Por exemplo, no Kora Cidade, Shiga, eles apresentam uma tartaruga (símbolo da sabedoria e da longevidade) para o motivo principal, além de marcos locais, festivais, as árvores, os mitos, fogos de artifício, barcos, rios, peixes e criaturas do mar. elementos conto de fadas, dinossauros, personagens de anime, ou ícones podem ser incorporados. "

drainspotting

Cidade Yaizu, Shizuoka.

No Japão, os sistemas de esgotos modernos começaram a aparecer no final do século 19, e engenheiros estrangeiros introduziram modernos sistemas de esgoto subterrâneos com pontos de acesso acima do solo. Naquele tempo a tampa dos bueiros tinham desenhos geométricos semelhantes aos utilizados em outros países. Em 1980, um burocrata planejou uma maneira de tornar estes sistemas invisíveis esteticamente apreciado acima do solo, e a tampa de bueiro personalizado foi inventado.

Em seu livro, "Drainspotting", Remo descobre uma variedade de modelos. Ele diz, "eu me esforço para descrever alguns deles em detalhe com seu símbolo, o significado e localização. Tornei-me um drainspotter puramente por acaso. Enquanto estava fotografando  'Japão' Graffiti eu iria encontrar essas peças maravilhosas de cidade em cidade, e eu muitas vezes deixava de lado o graffiti para fotografar estas obras de arte, recolhendo-os um por um, que acabou por ser uma caça ao tesouro e uma obsessão que queria mostrar todos eles. "

drainspotting

Um trabalhador analisa o projeto de uma nova cobertura de drenagem.

Existem mais de 500 mil bueiros em Tóquio e quase 95 por cento dos 1.780 municípios tem suas próprias tampas especialmente concebidos."Há cerca de 2.700 projetos que nós sabemos vão se espalhar por todo o Japão", diz o Remo ", o que significaria que teríamos de ter muitos livros para encontrá-los todos."

A arte do buraco, por assim dizer, é algo que tem chegado ao ponto de uma obsessão nacional no Japão, com várias secretarias municipais competindo uns contra os outros na busca da tampa de bueiro perfeito. Os desenhos não são encomendados a artistas, eles são fabricados por uma fundição municipal, onde são lançados e criados. O Conselho da Cidade ou apresentar as suas ideias e símbolo de escolha para a fundição e designers em sua casa, então, criar um projeto com base nessas especificações, indo e voltando até que o projeto seja aprovado. Depois de certo que eles vão lançar um protótipo, em seguida, antes de fazer o molde final. Estas tampas são feitas de metal, enquanto que aqueles encontrados na Europa são geralmente construídos de pré-moldados de concreto. O metal se empresta à arte de uma maneira muito mais sutil. As cores são particularmente evidentes que possam parecer extravagante para alguns olhos, mas não assim para os japoneses, que preferem cores vivas.

drainspotting

Konan Cidade, Prefeitura de Shiga.

"Além de ícones e símbolos da cidade também há bueiros aguardente", explica Remo. "Bombeiros tiram água para apagar incêndios de qualquer local. Estes são geralmente estilo cartoon, amarelo e vermelho e são uma reminiscência de arte do mangá de idade. Alguns dos meus favoritos são os bueiros de incêndio, que variam em projetos de muitos caminhões de bombeiros para elaborar diferentes trajes Bio usado pelos bombeiros no projeto. "

drainspotting

Shimizu Shizuoka-City, Shizuoka.

A arte da tampa de bueiro pode ser considerado arte baixa por alguns, mas atingiu um status cult para colecionadores em todo o mundo, com crescimento websites na Internet destacando esses projetos e onde encontrá-los, os grupos de Flickr dedicados a eles e até mesmo alguns museus de tratamento de esgotos de água apresentando exemplos.

"É uma forma inovadora de iluminar uma área urbana e animar os seus cidadãos em uma humilde e exclusivamente japonês maneira discreta", diz o Remo.

drainspotting

Cidade Fuji, Shizuoka.

Por Michael Robert Poole

Fonte: http://www.cnngo.com/tokyo/visit/drainspotting-japan-lowest-form-art-678900

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...